Vacinação contra HPV em Itabuna prossegue até atingir meta
Para garantir que todas as pré-adolescentes de Itabuna sejam imunizadas contra o papiloma vírus humano (HPV) a Secretaria da Saúde prosseguirá com a vacinação em escolas e postos de saúde até o encerramento das atividades agendadas pela Rede de Frios. A Campanha Nacional de Vacinação prosseguirá até o dia 17, quando as 960 doses restantes devem ser utilizadas.
Desde o dia 10 de março que a vacina para garotas com idade entre 11 e 13 anos está disponível nas 32 unidades de saúde, bem como em visitas agendadas nas escolas do Município. A campanha consta de três doses da vacina, as próximas serão aplicadas após seis meses e depois de cinco anos.
Até o ano passado a vacina era oferecida apenas pelas clínicas particulares e passou a ser aplicada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o tipo quadrivalente. Ela protege contra os tipos 6 e 11 doHPV, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo do útero.
O Ministério da Saúde também lançou uma nova Caderneta de Saúde da Adolescente que, além de acompanhamento das vacinas, consta de dicas de saúde e qualidade de vida, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e mudanças no corpo na fase de adolescência. A distribuição também é gratuita.